Pioartrite

➡️ Artrite Séptica / Pioartrite

Situação devastadora, incapacitante e potencialmente destrutível a articulação. Refere-se a infecção da articulação do quadril, que acomete predominantemente crianças entre 2-3 anos.
A destruição articular é ainda sequela frequente, nos casos onde o diagnostico e tratamento instituídos tardiamente.

Staphylococcus aureus é o principal agente (60%) dos casos, os demais são decorrentes dos seguintes agentes: Haemophylus influenzae, estreptococcus beta-hemolílico, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosas, Klebsiella pneumoniae e outras.

👉 Principal sintoma é dor aguda e fulminante, seguida de febre, taquicardia, desidratação e toxemia. Dor na região anterior do quadril com irradiação para face anterior do joelho, com rigidez articular somada a flexão + abdução e rotação externa do quadril.

👉 Exame de imagem: Ultrassonografia detecta precocemente aumento de liquido intra articular, presença de debris finos e/ou grosseiros. Exame comparativo com lado contralateral pode ajudar na investigação.
Punção articular também pode ajudar no diagnostico, onde pode se avaliar desde o aspecto do liquido, como exames laboratoriais que ajudam no diagnóstico

👉 Tratamento: Limpeza cirurgia da articulação + coleta de material para cultura e antibioticoterapia.

Leia Mais