Sarcopenia – Como Tratar? Como Previnir?

O tratamento envolve exercícios conforme as condições físicas de cada paciente.
A dieta deve ser balanceada contendo suplementação de proteína, como whey protein.

Para pacientes que perderam massa muscular de forma aguda, o tratamento cessa com a recuperação do volume muscular e principalmente da força muscular.

Nos estágios mais avançados e relacionada a alterações hormonais, o tratamento pode incluir também o uso de anabolizantes com acompanhamento médico.

Quais alimentos são ricos em proteína?
O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 0,8 g de proteína para cada 1 kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70 kg deve ingerir 56 g de proteína diariamente.
Alguns alimentos ricos em proteína: Frango, queijo, carne de vaca, soja, quinoa, feijão entre outros.

Como prevenir a sarcopenia?
Exercícios físicos diários e uma dieta equilibrada com orientação profissional são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia.

Para pessoas saudáveis recomenda-se hoje a ingestão de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia.
Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tenham nenhuma contraindicação para isso.

Para pacientes internados, a participação ativa nos exercícios de fisioterapia e a manutenção de uma dieta rica em proteínas são fundamentais para reduzir a perda de massa muscular.

Recomenda-se que os exercícios físicos, dieta e acompanhamento sejam realizados com profissionais capacitados, como Nutrologos, Geriatras, Educador físico e nutricionista.
O ortopedista sempre deve estar junto como os demais profissionais ajudando na orientação e controle e melhora das condições das articulações e musculatura.

Dr. Diógenes Rodrigues Machado
CRM 150.652 TEOT 14.963 RQE:84.175

Atendimentos em
Campinas
– Clínica Hope – 19-98601-1321
– Poli Clínica Hospital da PUC 19-3343-8600

São João da Boa Vista
– IOTE – 19- 3631-0944

Leia Mais