Vamos Falar Sobre Artrose do Quadril

VOCÊ SOFRE OU CONHECE ALGUÉM QUE TEM DESGASTE DO QUADRIL?

A artrose do Quadril, popularmente conhecida como “desgaste” é uma doença que limita muito a qualidade de vida da população.

5-10% da população vai sofrer com esse quadro e aproximadamente 50% podem precisar de cirurgia para o tratamento.

Os quadro piores ocorrem em mulheres com idade acima de 55 anos, e no caso dos homens com menos de 45 anos.

Nos principais fatores de risco temos, história de fratura do quadril, sequela de doenças da infância, sequela de infecções do quadril, Necrose da cabeça do fêmur, escorregamento da Epífise, Obesidade, Doenças metabólicas e principalmente as Reumatológicas.

Por causa da reação inflamatória degenerativa que ocorre na articulação, ocorre formação de osteófitos, semelhante aos bicos de papagaio na coluna, que levam a dor e limitação dos movimentos.

Uma pessoa com artrose do quadril tem dor e dificuldade para lavar os pés, dificuldade para cortar as unhas dos dedos dos pés, não consegue sentar em locais baixos, dificuldade para entrar e sair do carro.

Os pacientes me perguntam qual o melhor exame para o diagnóstico… inicialmente a história da dor e o exame físico já nos da muitas informações. Mas a Radiografia é principal exame.

Esse paciente com diagnóstico, sempre deve ser tratado inicialmente com FISIOTERAPIA, remédios para dor, infiltração de medicação para lubrificar (viscossuplementação), protetores da cartilagem e mudança do estilo de vida.

Quando não tem melhora do quadro e precisa de tratamento cirúrgico (50% dos casos) a Prótese total do quadril é o tratamento com melhor resultado.

Se você se encaixa nessa situação ou conhece alguém que possa se beneficiar das informações, compartilhe!.