Muitas dúvidas assombram os pacientes antes da cirurgia de prótese do quadril.
Mas o que pode e não ser feito?
O ideal e na minha rotina de consultório sempre busco a tirar todas as dúvidas antes da cirurgia. Quando isso ocorre as chances de complicações no pós operatório diminuem.
Não só o paciente deve tirar suas dúvidas, assim como os familiares que vão acompanhar o paciente.
Os cuidados com postura, cruzar ou não as pernas, pegar algo no chão, como deitar na cama entre outras orientações, devem ser dadas antes mesmo do paciente operar, facilitando o dia a dia do paciente.
Outro ponto importante são os sinais de alerta de infecção, trombose e a tão temida embolia. Febre, dor desproporcional, edema doloroso, calor local, saída de secreção, falta de ar e desorientação, são alguns sinais que algo errado possa estar acontecendo, e o Hospital deve ser procurado com urgência.
Em relação às práticas esportivas, retorno às atividades, relação sexual, trabalho e viagens longas e/ou de avião, devem ser discutidas com o cirurgião que deve orientar todas essas situações.
Lembre-se sempre de que: Seu médico deve saber de toda e qualquer alteração com sua cirurgia, assim como você deve tirar suas dúvidas com ele.