Desnutrição e a Cirurgia no Quadril

A desnutrição é uma condição devastadora que afeta desproporcionalmente a população idosa, elevando os riscos pré-existente de osteoartrite nessa população, exacerbando o dano articular em pacientes e promovendo a necessidade de artroplastia (Prótese).

Um estudo retrospectivo foi realizado entre 2016 a 2019, com pacientes que foram submetidos a artroplastia total primária de quadril e joelho, que tinham um seguimento mínimo de 2 anos.

Variáveis ​​demográficas, cirúrgicas e de desfecho clínico foram obtidas desses pacientes.

A associação entre o IMC abaixo do peso e os resultados objetivos de reoperação, readmissão em 90 dias, mortalidade e tempo de permanência no local foi avaliada.

O trabalho avaliou o seguimento de 4802 pacientes submetidos a artroplastia total (quadril e joelho). O IMC abaixo do peso foi associado ao aumento do risco de mortalidade 8 vezes maior dentro de 2 anos após a cirurgia asim como, aumento do tempo de permanência no hospital durante a internação.

Os cirurgiões ortopédicos devem considerar a consulta nutricional e a otimização médica nesses pacientes de alto risco antes da cirurgia.

Como sempre comento com meus pacientes, o planejamento cirúrgico é de fundamental importância e vai além de avaliação de exames de imagem.

Leia Mais