A Minha Dor É Do Quadril Ou Da Coluna?

A SUA DOR É DO QUADRIL OU DA COLUNA?

ESSA É UMA DÚVIDA MUITO FREQUENTE PARA MUITOS PACIENTES.

Na rotina de consultório, muitos pacientes chegam com queixas de dor no quadril, na coluna, no quadril e na coluna entre outras.

Mas essa dúvida acaba atrapalhando muitas vezes o tratamento, por não saber qual profissional procurar.

Três principais situações de dor que geram dúvidas:
1-Dores trocantéricas (tendinites e bursites)
2-Artrose do Quadril
3-Causas lombares

Então vamos lá.

1- Dores trocantéricas do quadril (laterais)
Normalmente são dores que ocorrem quanto se deita sobre o quadril, dores na lateral do quadril que irradiam até o joelho, dores que aparecem nos longos períodos sentado ou em pé.

2-Artrose do quadril
Essas dores normalmente são acompanhadas de dores e rigidez ao acordar pela manha, dificuldade para cruzar as pernas, limitação dos movimentos básicos como calçar sapato ou meias, dores com piora progressia e com limitação dos movimentos principalmente rodar internamente a perna.

3-Causas lombares
Nesse caso as dores iniciam na região lombar e que podem irradiar para o quadril, coxa, face lateral da perna podendo chegar até o pé. Também podem vir acompanhada de diminuição da forca e formigamentos.

E como tratar?
Com um bom interrogatório, o médico deverá ja saber o diagnóstico em aproximadamente 80% dos casos. O exame físico também trará muitas informações válidas e que nos permitem diferenciar as causas.

Fisioterapia e medicamentos analgésicos contumam apresentar bons resultados.

Exames de imagem podem auxiliar na mudança de tratamento caso inicialmente não se obtenha sucesso.