Necrose Da Cabeça do Femur

NECROSE DA CABEÇA DO FÊMUR

COMO OCORRE E O QUE ACONTECE COM QUEM TEM?

A necrose da cabeça do fêmur é uma condição muito limitante da qualidade de vida.

Ocorre como consequência de uma alteração da vascularização da cabeça do fêmur. O sangue não consegue levar oxigênio de maneira adequada gerando a necrose dessa região.

Algumas doenças como Anemia falciforme, Lúpus, Doença de Gaucher, HIV, assim como histórico de transplante de órgãos. Mas a principal causa é o uso excessivo de álcool, corticóides e trauma.

Álcool -> Ingestão de 400-1000 ml de álcool por semana aumenta em 10 vezes as chances de ter necrose da cabeça do fêmur.

Corticóide -> Medicação muito utilizada no tratamento de algumas doenças, principalmente reumatológicas. Nesses casos a avaliação em conjunto com reumatologista é fundamental para o tratamento.

Trauma -> Após até 5 anos de um trauma com fraturas do quadril, podem levar o paciente a desenvolver a necrose.

Normalmente paciente sente muita dor e limitação das funções, de maneira abrupta e com rápida progressão. Quem tem o diagnostico, tem 50% de chance de o outro quadril também desenvolver a doença.

O diagnostico é feito com a história da doença associada a exame físico e exames de imagem para confirmação.

Já o tratamento vai depender do tamanho da lesão e das limitações do paciente. Podemos tratar com medicações e fisioterapia, mas alguns casos a necessidade de cirurgia pode ocorrer.

Leia Mais