Existem várias causas que podem causar dor no quadril em mulheres. As causas mais comuns são:
1-BURSITE TROCANTÉRICA:
É a inflamação da bolsa (bursa) que existe ao lado da parte superior e lateral do fêmur, e decorre do atrito da musculatura lateral do quadril com a bursa trocantérica.
2-TENDINOPATIA:
É a inflamação dos tendões em torno do quadril, podendo ser confundida com bursite. Ocorre com maior frequência a Tendinite Glútea, gerando dor na face lateral do quadril. Também existe a tendinite dos Isquiotibiais, em que as queixas são mais na região glútea profunda e está mais relacionada a esportes.
3-OSTEONECROSE:
Consequência de uma diminuição do fluxo sanguíneo para a cabeça do fêmur, o que provoca a morte de células ósseas, colapso do osso, deformação e perda de movimentos. A osteonecrose pode ser causada por uso de corticoide, drogas ilícitas, álcool, dislipidemias (excesso de gordura no sangue), mergulho em águas profundas, entre outras causas.
4-DOR LOMBAR:
Inúmeros problemas da coluna podem gerar dores na região do quadril, sendo que o mais comum são as hérnias de disco e a compressão do nervo ciático.
É fundamental consultar um médico para fazer o diagnóstico se a causa é na coluna ou quadril. É comum pessoas com artrose (desgaste) da articulação coxo femoral, ser confundida com lombociatalgia, porque o processo degenerativo (artrose) da articulação coxo femoral pode ter dores referidas na coxa e joelho.
5-RESSALTO NO QUADRIL:
Normalmente não dói mas a pessoa sente um estalido, que parece que a junta do quadril sai do lugar. Isso se dá pelo ressalto do tecido chamado Banda Iliotibial, junto a parte proximal do fêmur (trocânter maior), nos movimentos de flexão e rotação do quadril e também pode ter ressalto do músculo iliopsoas, que ocorre na parte da frente da articulação do quadril, também associado a movimento de flexão e rotação do quadril.
Lembre-se de consultar um especialista para ter um diagnóstico assertivo e fazer o tratamento adequado.