SACOPENIA

Já falamos da importância da musculatura na saúde óssea.

Hoje vamos discutir um dos problemas mais recorrentes em idosos, que pode influenciar diretamente na saúde do quadril!

Você sabe o que é sarcopenia?
Essa condição se apresenta como um processo natural do envelhecimento e caracteriza-se pela perda generalizada e progressiva da massa muscular.
Muito comum em idosos, pode comprometer o equilíbrio, a coordenação motora e a força muscular. Sedentarismo e alimentação inadequada podem agravar o problema!

Como tratar a sarcopenia?
O tratamento envolve exercícios, conforme as condições físicas de cada paciente e uma dieta balanceada, com quantidade significativa de proteína.

Para pacientes que perderam massa muscular de forma aguda, o tratamento cessa com a recuperação do volume e principalmente da força muscular.

Nos estágios mais avançados e relacionados a alterações hormonais, o tratamento pode incluir também o uso de anabolizantes com acompanhamento médico.

Como prevenir a sarcopenia?
Exercícios físicos diários e uma dieta equilibrada, com orientação profissional, são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia.

Recomenda-se que os exercícios físicos, dieta e acompanhamento sejam realizados com profissionais capacitados.

Ficou com alguma dúvida? 🤔
Deixe aqui nos comentários!

Leia Mais

O Que É Epifisiólise?

Você já ouviu falar de epifisiólise? É uma doença do quadril que ocorre em adolescentes e pré-adolescentes que ainda estão em crescimento e caracteriza-se pelo

Leia Mais

Artrose E Exercício Físico

Quem tem artrose pode praticar exercícios físicos? Com grande frequência, os pacientes me questionam sobre as limitações da artrose do quadril em relação a caminhada,

Leia Mais