O Que É Epifisiólise?

Você já ouviu falar de epifisiólise?

É uma doença do quadril que ocorre em adolescentes e pré-adolescentes que ainda estão em crescimento e caracteriza-se pelo deslocamento do colo do fêmur em relação à epífise femoral, ou seja, é o escorregamento da cabeça do fêmur na bacia. Por ser pouco conhecida popularmente, a doença é facilmente confundida com dores musculares e ósseas.

Normalmente, ocorre entre 11 a 14 anos de idade, e costuma-se atribuir a epifisiólise a um desequilíbrio hormonal, obesidade ou traumas.

Um paciente com quadro leve ou estável geralmente terá dor intermitente na virilha, quadril, joelho e/ou coxa por várias semanas ou meses e essa dor geralmente piora com a atividade.

É uma doença progressiva, isto é, se negligenciarmos um escorregamento leve, este poderá progredir para uma forma mais grave, dificultando assim o tratamento e comprometendo o resultado final.

Caso detectada e tratada de maneira precoce, com reabilitação adequada, a epifisiólise pode deixar mínima ou nenhuma sequela.

Ficou com alguma dúvida?
Deixe aqui nos comentários👇

Leia Mais

Artrose E Exercício Físico

Quem tem artrose pode praticar exercícios físicos? Com grande frequência, os pacientes me questionam sobre as limitações da artrose do quadril em relação a caminhada,

Leia Mais