O Que é Quadril?

Falamos muito sobre quadril por aqui mas você sabe exatamente o que é e qual a função dele?

Falando de maneira simples e resumida, quadril é o termo utilizado para denominar a articulação formada pela união entre a parte proximal do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia que articula com a cabeça do fêmur).

Porém, muito mais do que apenas a junção entre esses dois ossos, o quadril é formado por várias outras estruturas como cartilagens, cápsula articular, tendões e ligamentos.

É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permitir os movimentos de flexão, extensão e rotação dos membros inferiores.

É responsável por vários movimentos que são importantes, tanto para atividades básicas do dia a dia (sentar, cruzar a perna, vestir o sapato, subir e descer escadas), como para atividades esportivas (correr, pular ou andar de bicicleta).

Deu para perceber a importância do quadril em nossas vidas?

Em caso de dor ou limitação, consulte um especialista para investigar os motivos e orientar o melhor tratamento. Lembre-se que é possível reestabelecer a função dessa articulação e retornar a uma vida saudável e sem dor.

Leia Mais